ESTAMOS FELIZES COM SUA VISITA

Nós gostamos muito de receber sua visita e esperamos que volte mais vezes. Beijinhos com muito carinho.

domingo, 9 de outubro de 2011

FESP-RMR REALIZA FEIRA SOLIDÁRIA EM PAULISTA-PE

Nos dias 02 a 04 de setembro de 2011 o FEPS-RMR realizou a feira solidária do Paulista-PE sob a coordenação da companheira Sônia Leal que teva apoio da Prefeitura municipal,  na foto a companheira Cleide Pimenta do grupo Bruxa lua Artesanato.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Resíduos marinhos são tema de curso para mulheres
O curso de Resíduos Pesqueiros – Arte-Mar durou seis meses e atendeu cerca de 30 mulheres das comunidades das Carolinas e de colônia de pescadores e pescadoras.
Fonte:Marcelo Ferreira
Em apenas um passeio pela praia é possível ver restos de frutos do mar, como cascas de ostras, escamas de peixes e outros detritos espalhados pela areia. E o que, naturalmente, seria lixo, para quem é artesão, esses resíduos podem se transformar em peças refinadas, com grande beleza e de grande utilidade. Além disso, podem ser comercializadas por um valor significativo.

Diante da necessidade de fortalecer o cunho artístico de um grupo de mulheres que moram nas comunidades das Carolinas, em Candeias, e em colônias de pescadores e pescadoras, bem como propor uma atividade comercial para incrementar a renda familiar, a Secretaria Executiva da Mulher de Jaboatão dos Guararapes ofereceu o curso de Resíduos Pesqueiros – Arte-Mar, para cerca de 30 mulheres.

Na última quarta-feira (05/10), na sede da Secretaria de Promoção da Cidadania, uma confraternização marcou o encerramento desse curso. Na sequência, esse grupo vai participar de um curso de Design, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com a secretária de Promoção da Cidadania, Ana Selma dos Santos, esse grupo de mulheres vem participando de formações desde 2009, o que facilita no andamento do projeto. “Além do curso sobre resíduos pesqueiros, foram desenvolvidas rodas de terapias, onde as mulheres trabalhavam o emocional. Essa foi uma estratégia para fortalecer também o aspecto sócio-emocional dessas mulheres”, relatou Ana.

Para a dona de casa Delma Batista, 58, o curso proporcionou muitas descobertas. “Eu não sabia que podíamos fazer tanta coisa com o que víamos jogado na praia. Quem diria que escamas de peixe dariam produtos tão bonitos? Além disso, eu fazia crochê e bordados, mas não imaginava que podia fazer muito mais que isso”, contou Delma. “Já a terapia me fez desabafar sobre coisas que jamais contaria pra alguém. E isso fez com que me sentisse aliviada. Adorei tudo!”, completou.

FORMAÇÃO SOCIAL

O curso de Resíduos Pesqueiros – Arte-Mar é uma iniciativa da Secretaria da Mulher em parceria com a ONG Umbu-Ganzá e o financiamento é da Caixa Econômica Federal. No evento de fechamento do curso, a assistente Regional da Superintendência da caixa, Selda Cabral, esteve presente para representar o superintendente Paulo Nery.

De acordo com Selda Cabral, este é um dos 78 projetos patrocinado pela instituição. Em Pernambuco, são apenas dois, um em cada Superintendência. O investimento é de R$ 25 mil. Além disso, ele integra o Programa Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM). “Para ser contemplado, o projeto precisa passar por uma seleção, que é feita anualmente. O diferencial que encontramos neste de Jaboatão, é que este o curso integra três grandes pilares: ganho social, econômico e ambiental”, explicou Selda Cabral.

Para o integrante da coordenação da ONG Umbu-Ganzá, Ubiratan da Silva Cavalcante, o curso, que durou seis meses, estimula as mulheres dessas comunidades a terem o apoderamento da renda familiar. “Identificamos famílias de vulnerabilidade social, por isso a decisão de estimulá-las na participação desses cursos. E o fato delas se descobrirem artesãs, percebemos que isso levantou a auto-estima de todas. Agora vamos dar sequência com novos cursos”, detalhou.

domingo, 18 de setembro de 2011

SNCJS

SNCJS
Permanbuco Discute Comércio Justo e Solidário.
Fonte: Instituto Marista de Solidariedade (IMS)

Aconteceu nos dias 12 e 13/09, na cidade de Abreu e Lima, na Grande Recife, o Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário do Estado de Pernambuco. O encontro, na Escola Municipal Francisco Barros, contou com a participação de 55 pessoas que representaram fóruns de economia solidária da região metropolitana e do sertão, gestores públicos e parceiros.

Na abertura do seminário, uma exibição de fotos retratou o histórico do Movimento de Economia Solidária no estado, com posterior apresentação da atual conjuntura, os avanços e os desafios da Economia Solidária no Brasil e em Pernambuco. Foi destacada a importância da mobilização para fortalecer ações, enfatizando o objetivo de recolher assinaturas para Campanha Pela Lei da Economia Solidária.
A articuladora regional Maria Auxiliadora Barros e a assessora de projetos Claudia Lima, do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), trouxeram os conceitos e os princípios norteadores do Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário (SCJS), bem como suas contribuições no campo econômico e político. Nos trabalhos em grupo, os participantes pensaram as formas e desafios na consolidação do SCJS no Estado.

O segundo dia de seminário ficou voltado para os empreendimentos econômicos solidários do estado, selecionados em edital pelo IMS: Bruxa Lua Artesanato, MAPRA/COOMSERA e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú. Eles realizaram o retrato da comercialização, apresentando os indicativos da produção e comercialização dos seus produtos e serviços. Durante o evento, os empreendimentos apresentaram ainda seus produtos, realizando uma pequena mostra de artesanatos.

O Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário do Estado de Pernambuco foi uma realização do IMS em parceria com Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e Faces do Brasil. A Prefeitura de Abreu e Lima, o Fórum Estadual de Economia Popular Solidária de Pernambuco e o Centro de Formação em Economia Solidária (CFES Nordeste) foram os parceiros locais.
Postado por Artur Melo às 02:16:00 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: economia solidária em Pernambuco, feps-pe, feps-rmr, SNCJS

domingo, 3 de julho de 2011

Reunião a Secretaria Especial da Mulher

Reunião a Secretaria Especial da Mulher
No dia 01/07/2011 a coordenação estadual do MAPRA se reuniu com a secretária especial da mulher Dra. Cristina Buarque, estiveram presentes representações de Paulista, Abreu e lima, e São joaquim do monte ; onde se discutiu a pauta de reivindicação do movimento e a pespectiva de novos projetos sociais para as mulheres agricultoras acampadas e assentadas . Como também uma pequena avaliação da visão enquanto MAPRA da participação da referida secretaria no CEEPS-PE.


Fábio Roberto.
Coordenação Estadual do MAPRA/COOMSERA.

WWW.MAPRASOCIAL.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 12 de maio de 2011

"Ô bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pro espaço
Abra os braços só pra mim"

sexta-feira, 22 de abril de 2011

REUNIÃO DA FRENTE PARLAMENTAR sobre pl865

FBES REÚNE COM A FRENTE PARLAMENTAR
Após consulta nacional, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, diante da expressiva resposta vinda dos Fóruns Microrregionais e Estaduais de Economia Solidária, manifestou seu posicionamento durante a reunião da Comissão Mista de discussão do PL 865 na Câmara dos Deputados hoje.

A reunião, que teve a presença dos Deputados Eudes Xavier, Pepe Vargas, Luiza Erundina, Paulo Rubem; do Secretário de Economia Solidária Paul Singer e equipe, e dos representantes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária Rosana Pontes, Shirlei Almeida e Daniel Tygel, além de assessores do Deputado Padre João e da Liderança do PT da Câmara, teve como pauta principal a análise de opções para a Comissão encaminhar frente ao PL 865.

O FBES externou então o seu posicionamento sobre o PL, solicitando formalmente à Frente Parlamentar que envie uma emenda à Comissão de Trabalho solicitando a retirada de todas as atribuições relacionadas à Economia Solidária do PL 865.

A SENAES e os parlamentares não se posicionaram quanto a esta proposta, mas ressaltaram que a realização de debates na Câmara, através de audiência pública, poderiam ajudar nesta reflexão, inclusive com a participação de representantes do setor das micro e pequenas empresas, tais como o SEBRAE e a COMICRO.

A Comissão acordou de se reunir na próxima terça-feira, dia 26, às 16h, tendo como ponto principal de pauta a reação da SENAES e da Frente Parlamentar à solicitação colocada pelo FBES e à análise de propostas de emenda encaminhadas até o momento.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CONSUMO CONSCIENTE

O lançamento da campanha será nesta terça, às 9h, no Convento das Dorotéias, no Largo da Misericórdia, Alto da Sé, em Olinda. "O que você consome é essencial para sua vida? – Mulheres organizadas por uma nova forma de consumo” é o tema. A iniciativa é da Casa da Mulher de Nordeste (CMN).
A proposta, informa a entidade, é sensibilizar a sociedade para a urgência de serem adotadas práticas de Consumo Consciente e Solidário, modelo que se caracteriza pela escolha de cada pessoa sobre o que e como produzir, consumir e comprar, na perspectiva de uma vida saudável, socialmente justa e ambientalmente sustentável.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Projeto Nacional de Comercialização Solidária no Brasil


A Mostra Nacional de Ecosol, uma das ações previstas pelo PNCS, reuniu 600 empreendimentos econômicos solidários em Salvador(BA).
Desde 2009, o Projeto Nacional de Comercialização Solidária no Brasil (PNCS) tem garantido apoio e incentivo à Economia Solidária (Ecosol) no país. Mais de 70 feiras microrregionais foram realizadas, 10 feiras estaduais, 05 internacionais, 01 nacional e 01 temática. Ações desenvolvidas com o objetivo de promover a comercialização direta de produtos e serviços de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Para dar continuidade a incentivos como esses, o PNCS foi prorrogado até janeiro de 2012.
Além das feiras, seminários regionais e estaduais fizeram parte das ações de fortalecimento de redes e cadeias produtivas em todas as regiões do país. Até agora, foram 17 seminários estaduais, 04 regionais e 01 internacional. As feiras foram mais do que espaços de comercialização. Durante suas realizações, foram promovidos importantes momentos de formação, de troca de experiências, atividades culturais e a aplicação da Pesquisa de Avaliação de Feiras de Economia Solidária (Pafes).
O Projeto Nacional de Comercialização Solidária, pensado também para preparar a Economia Solidária rumo ao Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS), regulamentado em novembro de 2010 pelo então presidente Lula, desenvolve ainda o trabalho de adequação de 140 EES para o SNCJS, em parceria com a Faces do Brasil. Para a capacitação dos empreendimentos, o Projeto conta com o apoio do Instituto Kairós (SP), Cooperativa de Consultoria Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopeser/BA), Dialética (RJ), Rede Xique-Xique (RN), Projeto Esperança (RS), Instituto Palmas (CE) e Instituto Estadual Santo Dias/ITCP (MG) . As atividades estão previstas para iniciar nesse semestre, fazendo com que, no final desse amplo trabalho, tais EES adiram à categoria de selo organizacional do Sistema.
Ao longo de 2011, o PNCS prevê ainda 10 seminários estaduais, 01 seminário regional (Sudeste), 09 feiras microrregionais, totalizando 83 feiras microrregionais, de um total de 100 feiras previstas pelo Projeto; 01 seminário nacional do SNCJS, 02 encontros nacionais (marcas e pontos fixos), 01 seminário nacional sobre comercialização solidária e a publicação de um livro com a sistematização das pesquisas de campo feitas com 20 experiências de rede de economia solidária nas cinco regiões brasileiras. Pesquisas desenvolvidas com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar (UFMG/UFLA/UFVJM).
Diversos materiais didáticos e de divulgação sobre a temática da comercialização solidária foram produzidos. Catálogos com produtos da economia solidária, folders explicativos do Projeto, cartilhas e séries formativas sobre diferentes temas, como Comércio Justo Solidário, Estratégias para Comercialização Solidária, Consumo e Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável e Ecosol.
O Instituto Marista de Solidariedade (IMS), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE) e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), pretende continuar colaborando e promovendo efetivamente o crescimento, em bases fortes, da Economia Solidária no Brasil, através do Projeto Nacional de Comercialização Solidária. Crescimento esse, que passa, necessariamente, pela consolidação dos processos de produção, comercialização e consumo solidários.
Logomarca do Projeto Nacional de Comercialização Solidária